Você tem uma viagem marcada para o México a partir de 11/12/2021? Então fique atento, pois o país vai passar a exigir um tipo de visto de viajantes brasileiros que chegarem ao destino de avião. No entanto, todo o processo de emissão é on-line e gratuito, além de muito simples.
Para obter a sua autorização eletrônica, é só preencher este formulário. A emissão do visto para o México é imediata e vale por 180 dias. Só estão isentas desta exigência as pessoas que tiverem visto válido e vigente do Canadá, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Irlanda do Norte, Japão, Reino Unido e de qualquer um dos países que fazem parte do Tratado de Schengen. Inclusive, vale o visto de turismo, viu?
Por outro lado, as regras mudam para quem for entrar no México a partir de viagens de cruzeiro ou via terrestre. Isso porque, neste caso, será preciso solicitar um visto físico à Embaixada, por exemplo.
Se a sua viagem for antes de 11/12/2021, não esquenta. Até lá, basta portar o passaporte e preencher os dois formulários eletrônicos obrigatórios. Um deles, este aqui, deve ser preenchido no máximo 12h antes do horário do voo, ao passo que, o outro, é o Formulário de Migração Múltipla. Ambos os formulários continuam valendo mesmo após a obrigatoriedade do visto.
De acordo com o governo mexicano, a medida tem caráter temporário, embora ainda não se saiba até quando será sua validade. Contudo, o que se sabe é que ela tem a ver com o fato de que muitos brasileiros estavam trabalhando de forma ilegal no México, assim como cruzando clandestinamente a fronteira para os Estados Unidos.
Sendo assim, cabe ressaltar que quem chega ao país, ainda que em uma viagem de negócios, não têm autorização para realizar atividades remuneradas.
E aí, o que você achou da necessidade de tirar visto para o México? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma informação extra? Deixe um comentário! Assim você pode acabar ajudando outras pessoas 😉