Brasileiros totalmente vacinados serão aceitos no Canadá a partir de 7 de setembro. O anúncio foi feito hoje pela Agência de Segurança Pública do país da América do Norte. As vacinas inicialmente aprovadas pelo Canadá são AstraZeneca, Pfizer-Biotech, Moderna e Janssen. O governo ainda não mencionou sobre a possibilidade de autorizar os vacinados com CoronaVac, o fármaco mais aplicado no Brasil, ainda que este tenha tido uso emergencial aprovado pela OMS.
As fronteiras canadenses se abrirão para visitantes provenientes dos Estados Unidos já a partir de 9 de agosto e, no mês seguinte, estrangeiros vacinados de todas as partes do mundo, incluindo Brasil, serão autorizados “caso a situação no Canadá se mantenha favorável”.
“Em 7 de setembro de 2021, considerando que a situação epidemiológica vai se manter controlada nacionalmente, o governo do Canadá pretende abrir as fronteiras a qualquer viajante totalmente vacinado que tiver o ciclo de imunização completo, com uma vacina aceita pelas nossas autoridades pelo menos 14 dias antes da entrada. O turista também terá de cumprir outros requerimentos”, aponta comunicado oficial canadense.
Os turistas terão de utilizar o programa ArriveCAN (em formato aplicativo ou portal) para enviar suas informações. Se estiverem elegíveis para entrar no Canadá e cumprir todos os requerimentos, esses estrangeiros não terão de passar por quarentena para entrar no país.
Desta maneira, o visitante deverá carregar consigo uma cópia digital ou impressa do comprovante de vacinação, em inglês ou francês, em todo momento na viagem.
Entre os requerimentos exigidos no programa ArriveCAN está a apresentação de um teste negativo para covid-19 realizado antes do embarque, mesmo aos vacinados.
“A todos os viajantes, independentemente de seu status vacinal, será exigido um teste molecular (PCR) antes da entrada no Canadá”, aponta o comunicado.
Para reforçar a segurança e identificar possíveis novas variantes e comprovar a eficácia das vacinas, o governo está traçando uma estratégia pós-chegada para os viajantes totalmente vacinados a valer a partir de agosto. Nele, o estrangeiro pode ser selecionado aleatoriamente pelas autoridades canadenses assim que chegar na fronteira para realizar um teste. Este seria um teste de reforço, pós-chegada, para além do teste pré-embarque, que é obrigatório.
Veja mais informações no site oficial do governo do Canadá. Como as informações mudam frequentemente em tempos de pandemia, é sempre válido checar as regras vigentes antes de embarcar seu passageiro a qualquer país.
A Air Canada sinaliza que retomará os voos entre Brasil e Toronto em 3 de setembro. A companhia voará três vezes por semana até 31 de outubro, operando às terças, sextas e domingos do Brasil para o Canada e às segundas, quintas e sábados do Canadá para o Brasil. A partir de 1º de novembro os voos voltam a operar com frequência diária.
O equipamento que será utilizado na rota é o B787-9 Dreamliner.
O governo do Canadá também incluiu o Brasil no programa fast-track para estudantes internacionais. O The Student Direct Stream acelera o processo de autorização de estudo para aqueles que desejam estudar em uma instituição de ensino aprovada pelo governo canadense. Universidades, ensino médio, escolas de idioma e outras instituições estão inseridas no programa.